Resistência às drogas e combate à violência: Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar forma multiplicadores em Alagoinhas


A parceria entre Prefeitura e Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), culminou com a formatura de mais de 500 alunos nesta terça-feira (4), em Alagoinhas.

O objetivo do programa, realizado há 10 anos para turmas da rede municipal, une família, escola e polícia para alertar a crianças e adolescentes sobre o perigo do uso de drogas e a forma de evitá-las.

“Esse tripé é extremamente importante e necessário para que possamos viabilizar uma educação de qualidade. Hoje é um marco porque concluímos o ano, contabilizando quase 1400 alunos que passaram pelo PROERD aqui na cidade. Nossa expectativa é que, daqui para frente, essa parceria só seja fortalecida”, afirmou o secretário municipal de educação, Tácio Lobo.

O gestor da pasta destacou três pontos fundamentais para a formação do aluno: a dedicação aos estudos, a disciplina e as boas companhias. Segundo ele, é cultivando as amizades verdadeiras, dedicando-se para adquirir novas formas de conhecimento e agindo com comprometimento que os estudantes podem vislumbrar novos espaços e oportunidades.
Tácio Lobo enfatizou o papel dos mentores da Polícia Militar e o trabalho dos tenentes nas ações desenvolvidas, assim como o apoio da comunidade escolar.

O comandante do 4° Batalhão, Reginaldo Moraes, ressaltou que “o PROERD é uma ferramenta de transformação social” e discorreu sobre a importância das crianças não apenas nas ações pontuais realizadas, mas enquanto formação de agentes multiplicadores.”Que eles levem essas informações para casa, para a família, para os colegas”, comentou.

Para a vice-prefeita e secretária de Cultura Iraci Gama, os resultados do PROERD são motivo de satisfação para um governo que se pauta pela educação e pelo ensino de qualidade. “A educação vai sempre nos levar para o melhor lugar”, disse a professora aos alunos do 5° ano.

Os policiais e instrutores Júlio César Mendes, Alex Cunha Oliveira, Josenildo Andrade dos Santos e Marco Antônio Barbosa foram homenageados pelos estudantes, que falaram sobre as 12 lições do programa, apresentaram as produções textuais decorrentes das atividades e elucidaram, em forma de dança, música e poesia o aprendizado adquirido durante as intervenções em sala de aula.

No total, 13 escolas municipais foram contempladas pelo PROERD neste segundo semestre, segundo dados da Secretaria de Educação (SEDUC), e 848 estudantes passaram pelo programa em 2018.

Os formandos desta terça-feira receberam certificado pela participação e a previsão, de acordo com a SEDUC, é de que a partir de março de 2019, os instrutores retomem as aulas do programa, com previsão para início junto com o calendário escolar.

Sobre o PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma adaptação brasileira do programa norte-americano criado no Departamento de Polícia de Los Angeles em 1983. Na grade, que foi implantada no Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, estão previstas aulas ministradas por policiais treinados e fardados, que se voluntariam a participar e desenvolver atividades junto às escolas.

Em Alagoinhas, o Programa é realizado há 10 anos em escolas da rede municipal para turmas do 5º ano, e a primeira Caminhada do PROERD no município aconteceu no primeiro semestre deste ano, com incentivo da Prefeitura e apoio do prefeito Joaquim Neto.

 

Fonte: Secom Alagoinhas

Siga o nosso portal pauta livre nas redes sociais:

Whatsapp Pauta Livre : 75 9.8234-4592

Facebook : https://www.facebook.com/pautalivrenoticia/

Twitter : www.twitter.com/sitepautalivre

Diretor Adm. / Comercial – Márcio Gomes 
E-mail: [email protected]
Contato : 75 9.9995-9194
Direção Geral : Ailton Borges

Vídeos de apresentação  do  Portal  Pauta Livre:

Adicione  Whatsapp :     https://www.youtube.com/watch?v=v6euRL3OvuY

Divulgue  sua  Marca :  https://www.youtube.com/watch?v=dmicZGhtAiw

Transmissão  ao  Vivo:  https://www.youtube.com/watch?v=x4XaDv_0kxY&feature=youtu.be

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *