Prefeitura de Alagoinhas participa do V ENAU, o maior encontro sobre Arboricultura e Meio Ambiente do Nordeste


Representando a Prefeitura de Alagoinhas, o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso, participa, esta semana, do V Encontro Nordestino de Arborização Urbana (V ENAU), realizado em Caruaru (PE).

O evento, idealizado a partir de uma parceria entre Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU), Prefeitura Municipal de Caruaru, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem como foco debater os caminhos da sustentabilidade e discutir a implementação de políticas públicas voltadas à recuperação de áreas degradadas e à arboricultura, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação.

Imagem: Divulgação/SEDEA

“Na segunda-feira, dia 5, tivemos a colaboração da pesquisadora Maria do Carmo Sanchotene, mestre em Ciências Ambientais, e foram abordados os projetos efetivos relacionados às questões ambientais no município de Alagoinhas.
Tivemos contato com pesquisadores de todo o Brasil e acompanhamos discussões muito interessantes sobre o potencial de espécies arbóreas, o cenário das cidades nordestinas nessa área e sobre ações voltadas ao paisagismo. Nosso município também traz sua contribuição para o encontro, com a apresentação do programa Alagoinhas 3+, e a intenção é justamente compartilhar experiências, buscar referências e debater ações que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida do cidadão”, destacou José Edésio.

Nesta quarta-feira (7), o secretário participa de um painel com modelos exitosos da arboricultura urbana e apresenta o Programa “Alagoinhas 3+: Meio Ambiente, Saúde e Educação”, a partir das 8h, no Centro de Convenções SENAC Caruaru, onde está sendo realizado o evento.

A programação, iniciada no último domingo, com um workshop de escalada em árvores, termina nesta quinta-feira, com solenidade prevista para as 12h30.

De acordo com representantes do segmento, V ENAU é o maior encontro sobre arboricultura e meio ambiente do nordeste e reúne especialistas do cenário nacional e internacional para levantar debates que gerem resultados efetivos de aplicação nos municípios.

Além de painéis, palestras e workshops, o V ENAU conta também com minicursos e mesas redondas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Alagoinhas informou que a participação em encontros, seminários e atividades formativas não apenas agrega conhecimento como permite a criação de novas conexões e redes de compartilhamento que contribuem de maneira efetiva para o planejamento de novas iniciativas.

Imagem: Divulgação/SEDEA

Fonte:secomalagoinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *