Prefeito Joaquim Neto autoriza obras de ampliação e requalificação de escolas na zona rural


Foto: Kekeu

Com investimentos de R$ 550 mil de recursos próprios, via Secretaria de Educação (SEDUC), as escolas municipais Professora Helenita Santana da Costa, na comunidade de Narandiba e Professora Luzia Margarida Pinto, localizada no Ponto do Beiju, serão beneficiadas com obras de ampliação e requalificação. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Joaquim Neto, neste domingo (09), na Escola Professora Helenita Santana da Costa, com as presenças de secretários, do vereador Ozeas Menezes, diretores, professores, pais, alunos e lideranças comunitárias.

As obras proporcionarão melhores condições de salubridade, conforto e acessibilidade às equipes pedagógicas e aos cerca de 300 alunos que integram as duas comunidades escolares. Na Escola Professora Helenita Santana, serão construídas três novas salas, uma secretaria e um banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais (PNE). Já a unidade do Ponto do Beiju será beneficiada com mais duas salas e dois novos banheiros, sendo que um deles também será adequado às normas de acessibilidade. As benfeitorias incluem, ainda, todos os reparos necessários, revisão nas redes elétricas e hidráulicas e pintura.

Foto: Kekeu

A diretora da escola de Narandiba, Marcia Eugênia, destaca que as melhorias, além de maior qualidade no serviço prestado à comunidade, garantirão mais segurança para pais e alunos, “O resultado vai refletir na valorização do trabalho pedagógico realizado aqui, e oferecerão mais segurança, uma vez que, com a capacidade ampliada, as famílias não precisarão mais sair da comunidade em busca de vagas”, comemora a diretora. “Um dos objetivos é melhorar substancialmente o resultado das ações voltadas para a educação dos alunos, facilitando pelo meio ambiente acolhedor de bem-estar. Esse trabalho foi iniciado pelas escolas da Zona Rural, unidades que carregam o estigma da precariedade, e hoje, mais de 60 unidades já passaram por intervenções”, explica o secretário da SEDUC,  Jean Afonso.

Foto: Kekeu

“Melhorias na infraestrutura da rede são benéficas pela questão do conforto, mas também porque contribuem para reforçar a identidade das escolas junto à comunidade. Isso somado às diversas parcerias com programas de qualificação contínua de professores, demonstram o nosso respeito e o compromisso para com a Educação. A nossa meta é contemplar todas as unidades da rede municipal de Alagoinhas ”, afirmou o prefeito Joaquim Neto. O momento também foi uma oportunidade para dialogar com moradores, registrar reivindicações e de celebrar outros avanços conquistados para as duas comunidades, a exemplo da reabertura da Unidade de Saúde de Narandiba, e a entrega de uma ambulância para atender à comunidade do Ponto do Beiju. “A Saúde e a Educação  caminhando  juntas é o maior presente que uma população pode conquistar”, salientou o gestor.

Foto: Kekeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *