NOTA DE ESCLARECIMENTO – CÂMARA DE VEREADORES


Em atenção à imprensa e a sociedade de Alagoinhas.

Na tarde de ontem, 27/07/2021, ocorreu na Casa Legislativa a votação do projeto de lei complementar n° 002/2021, referente ao Sistema Tributário Municipal. Por se tratar de um tema de grande relevância e repercussão na cidade, houve grande mobilização popular tanto no plenário quanto nas áreas externas da Câmara.

Eu, Cleto da Banana, vereador eleito pelo meu 4° mandato, hoje ocupando o cargo de presidente, sei da importância que a participação popular tem no regime democrático e, por essa razão, mantenho o meu mais profundo respeito a todas elas.

Entretanto, na posição que ocupo, preciso preservar a boa condução dos trabalhos legislativos e, para isso, o respeito e o decoro mútuo deve prevalecer entre vereadores e população presente.

Um fatídico episódio tem sido explorado politicamente na tentativa de macular a minha atuação na condução dos trabalhos. Um comportamento inadequado, ao qual eu atribuo a um descontrole pontual, de um munícipe que, mesmo sendo convidado a acalmar-se por mais de duas vezes, direcionou a mim ofensas em um tom notadamente agressivo e sem razão aparente. Encerradas todas as tentativas de diálogo com o referido cidadão, não me restou outra alternativa senão solicitar à guarnição da Guarda Civil, que ali estava para garantir a ordem, que o retirasse do local, de maneira a dar continuidade aos trabalhos.

Estou ciente de que o cidadão ontem, estava momentaneamente com os ânimos exaltados e, acredito plenamente que tal comportamento não é uma constante em sua vida.

Reitero aqui o meu compromisso em manter a Câmara de Vereadores de Alagoinhas como um local de livre acesso a todos, desde que o respeito e a cordialidade jamais sejam vencidos por comportamentos hostis e indecorosos.

José Cleto
Presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas