Fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência: responsáveis técnicos das bases descentralizadas do SAMU se reúnem no NEPS para planejar implantação de rotinas padronizadas e avanços nas atividades assistenciais


Com foco no fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência de Alagoinhas, responsáveis técnicos das bases descentralizadas do SAMU que compõem a Microrregião participaram, na última quinta-feira (8), de uma reunião no NEPS, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

Segundo a coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Silvia Telles, o objetivo principal da reunião, que abordou aspectos como classificação de risco, atuação das equipes e resolutividade, foi trazer avanços progressivos ao setor, com a implantação de normas e rotinas padronizadas nas atividades assistenciais e administrativas.

“O intuito é garantir, ao usuário, que está na ponta, um serviço qualificado, com acolhimento humanizado, resposta rápida e uma equipe capacitada para atender prontamente aos chamados, conforme estabelecem os protocolos nacionais de intervenção. Também foram apresentados, durante a reunião, projetos de integração com a comunidade, com escolas e órgãos públicos”, pontuou Silvia Telles.

Ainda foram discutidos em reunião, segundo a coordenação do SAMU, a educação continuada para aperfeiçoamento de habilidades e competências dos profissionais, visando à estruturação cada vez mais eficiente da rede.

A Secretaria Municipal de Saúde destacou que, diante do grau de variabilidade das situações que exigem uma resposta rápida, a intenção é proporcionar, aos profissionais que atuam no serviço de urgência, estruturação, gestão eficiente, educação permanente e ferramentas modernas no apoio à tomada de decisões.

Além dos responsáveis técnicos das bases descentralizadas (RTs), também participaram da reunião membros do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que enfatizaram a importância das notificações das suspeitas de acidente de trabalho.

Confira as fotos:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação