Cursos, palestras e programação diversificada com julgamento de animais movimentam Expo Alagoinhas nesta sexta-feira (2)


A manhã desta sexta-feira (2) começou com uma atividade de fomento ao empreendedorismo no Parque de Exposições. É que, com a proposta de trazer visibilidade para a piscicultura enquanto atividade econômica e de oferecer, na grade de programação de feira, também opções de atividades formativas e palestras, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Bahia Pesca, ofereceu aos visitantes um curso gratuito sobre criação de peixes em tanques móveis.

                                           Imagem: Bigu Góes

Com cerca de 45 participantes e tendo como foco a tecnologia de tanques elevados, a atividade foi ministrada por Paulo Roberto Reis, que trabalha com piscicultura há mais de 20 anos e destacou o potencial econômico do estado no segmento. Segundo ele, o maior produtor de tilápias em tanques rede a nível nacional, este ano, foi baiano e há um mercado a ser explorado. “O objetivo principal foi compartilhar o conhecimento e incentivar a diversificação da produção rural no município, com fomento às atividades de piscicultura. É importante que a tecnologia chegue com eficiência e rapidez ao produtor da zona rural”, ressaltou.

Simultaneamente à palestra, o Parque de Exposições Miguel Fontes sediou, na manhã desta sexta-feira (2), julgamentos das raças Campolina, Gir Leiteiro e Girolando. No total, 4 responsáveis técnicos se dividiram no quesito das avaliações que, segundo o zootecnista Gabriel Khoury, foram observados segundo critérios de morfologia, caracterização leiteira e capacidade digestiva. “Tivemos um número expressivo de animais participando este ano, superando, no quantitativo, a feira do ano passado. É um evento que envolve muitos setores e agrega muito conhecimento, não apenas através dos julgamentos de raças, mas das palestras, das interações, do compartilhamento que o espaço proporciona. Então é importante para o produtor local, para os criadores e para a população de uma forma geral”, pontuou.

                                           Imagem: Bigu Góes

No período da tarde, foi a vez de caprinos e ovinos participarem das avaliações técnicas. No total, 180 animais estiveram na feira este ano, com duas raças de ovinos e 6 de caprinos participando do julgamento.

“O número de animais tem sido crescente. No último ano, havíamos conseguido trazer pouco mais de 100. Este ano, já batemos a marca de 180. O intuito é que a feira continue se expandindo e proporcionando um ambiente favorável à movimentação de negócios no setor”, comentou André Freire, criador de ovinos e caprinos.

                                          Imagem: Bigu Góes

Para o período da noite, a 21ª Expo Alagoinhas promete um grande leilão de cavalos Pampa e gado Nelore, a partir das 19h.

Pouco antes, às 18h30, o veterinário e zootecnista Roberto Bacelar ministra uma palestra gratuita sobre rebanho de cruzamento industrial. O criador da raça Campolina vai abordar temas como rendimento, precocidade e lucratividade com o setor.

No sábado, a previsão é de que novos leilões e julgamentos sejam realizados ao longo do dia. Além disso, criatório de aves, espaço da agricultura familiar, estandes de expositores e parque infantil continuam recebendo visitantes durante todo o dia.

                                          Imagem: Bigu Góes

                                              Imagem: Bigu Góes

“Foi intenção da secretaria de agricultura trazer uma programação diversificada, que contemple as necessidades dos criadores e entusiastas da agropecuária, mas que atenda também às famílias de uma forma geral, como um espaço de gastronomia, de diversão e de compartilhamento. A ideia é fomentar negócios, mas também trazer, às famílias, uma opção de programação cultural”, afirmou o secretário municipal de agricultura, Geraldo Almeida.

Para acessar a programação completa, basta clicar no link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/21a-expo-alagoinhas-comeca-nesta-quinta-feira-1/.

 

Fonte: Secom Alagoinhas

Siga o nosso portal pauta livre nas redes sociais:

Whatsapp Pauta Livre : 75 9.8234-4592

Facebook : https://www.facebook.com/pautalivrenoticia/

Twitter : www.twitter.com/sitepautalivre

Diretor Adm. / Comercial – Márcio Gomes 
E-mail: [email protected]
Contato : 75 9.9995-9194
Direção Geral : Ailton Borges

Vídeos de apresentação  do  Portal  Pauta Livre:

Adicione  Whatsapp :     https://www.youtube.com/watch?v=v6euRL3OvuY

Divulgue  sua  Marca :  https://www.youtube.com/watch?v=dmicZGhtAiw

Transmissão  ao  Vivo:  https://www.youtube.com/watch?v=x4XaDv_0kxY&feature=youtu.be