Com a temática “Processo de Compras e Licitações”, SAAE dá início a cursos de capacitação para servidores


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas deu início, nesta segunda-feira (9), a uma série de cursos de capacitação para servidores, com o objetivo de melhorar as práticas administrativas. Com a temática “Processo de Compras e Licitações”, a capacitação ministrada pelo especialista em Licitação e Contratos Orlando Gomes teve um total de oito horas e contou com a presença de representantes de todos os setores autárquicos envolvidos no processo.

“Essa é uma iniciativa muito importante porque quando se trata de um grupo de servidores de uma mesma localidade fica fácil as mudanças”, explicou Gomes. “Quando está todo mundo junto, eles percebem o papel e a responsabilidade de cada um, e eles veem que vale a pena fazer um treinamento, porque cada um fica consciente de seu papel”, completou.

                                                                                                                                            Orlando Gomes, especialista em Licitações e Compras

O diretor administrativo e financeiro, Francisco Brito, destacou que esta se trata de mais uma oportunidade que a autarquia está proporcionando para que o servidor se aperfeiçoe. “Estamos sempre em busca da excelência em todas as áreas, neste caso especificamente no processo de aquisição de produtos e serviços”, afirmou, frisando que o processo de compras inicia no setor requerente, mas finaliza na Direção Geral, que é a figura do diretor geral como ordenador de despesa. “A parte pode comprometer o todo, então se as partes compreendem o todo fica melhor para que haja um alinhamento maior”, finalizou.

O coordenador do Apoio Administrativo, Luciano da Cruz, avaliou a iniciativa como de fundamental importância. “Vem enriquecer nosso conhecimento e ampliar a nossa visão de trabalho, inclusive porque trata-se de justificativa, de elaboração de termo de referência, de contrato, de fiscalização de contrato, mas sem uma prévia técnica mais apurada”, pontuou. “Quando eu cheguei no Apoio Administrativo, dei continuidade a um processo que já existia, mas quando você participar de uma palestra como essa, você percebe que pode ir além, então creio que os resultados virão muito em breve e serão satisfatórios”, assegurou.

“Com base nas notificações dos exercícios de 2018, a gente pôde elencar algumas prioridades, e a partir dessas prioridades, desses pontos onde errávamos, foi criada essas capacitações”, disse o controlador interno, Marcelo Lopes. “A partir dessas capacitações, agora a gente procura dirimir erros, falhas, e chegar ao mais próximo da excelência, culminando na aprovação das contas sem ressalva pelo Tribunal de Contas da Bahia”, contou.

Na quinta-feira, das 8h às 12h, e na segunda-feira (30), os servidores participarão, respectivamente, dos cursos “Introdução à Administração Pública/Orçamento Público/Gasto Público” e “Execução de Despesa Pública”, a serem conduzido pela professora Elisângela Fernandes. No dia 2 de outubro, o ciclo de capacitação se encerra com a professora Ana Paula tratando de “Prestação de Contas”.

Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
WhatsApp: (75) 981804500
Call Center: 0800 702 7065
Telefone: (75) 34037760

Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
Site: www.saaealagoinhas.org

ASCOM
Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *