Boletim COVID-19: Confira a atualização desta terça-feira (8) para os casos de coronavírus em Alagoinhas


A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Nesta terça-feira (8), mais 53 pessoas evoluíram para alta, após contágio por SARS-CoV-2, e sobe, portanto, para 4.759 o número de pacientes recuperados, no município – o que corresponde a uma taxa de recuperação superior a 94%.

Dados da Vigilância revelam também que 5 mulheres, com idade entre 5 e 60 anos, e 9 homens, na faixa dos 29 aos 66 anos de idade, tiveram, hoje, diagnóstico confirmado para coronavírus. Todos os pacientes identificados permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde, ou seja, foram contatados e orientados pelos profissionais de Vigilância, que seguem mapeando os casos confirmados e rastreando seus contatos, conforme protocolos estabelecidos.

A Vigilância informou ainda um novo óbito em decorrência da COVID-19. O senhor de 86 anos não tinha comorbidades e estava internado no Hospital Geral Ernesto Simões, tendo chegado a óbito no dia 29 de agosto de 2020. A morte foi informada hoje no sistema.

Com a atualização, o município registra 209 casos ativos e cai para 4,1% o índice aproximado das pessoas diagnosticadas com COVID-19 que devem continuar em isolamento, porque ainda podem transmitir o vírus.

Entre os pacientes com diagnóstico positivo para coronavírus, 6 seguem internados: 2 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Hospital Espanhol, 1 no Hospital das Clínicas da capital baiana, 1 no Hospital Santa Izabel e 1 no Hospital de Campanha da Fonte Nova. Outras 17 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.

No que se refere aos casos descartados para COVID-19, o município totaliza 8.132 moradores que testaram negativo para SARS-CoV-2, e chega a 2.793 excluídos do monitoramento, após investigação epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os profissionais de Vigilância adotam, em integralidade, as normas técnicas emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no que tange às notificações e indicadores da COVID-19. A SESAU comunica ainda que nova ação de inquérito epidemiológico, com a realização de testagem contra o coronavírus, será realizada, amanhã (9), das 8h às 13h, em 9 pontos da cidade, como medida de controle, frente à pandemia.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 08-09-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira o boletim epidemiológico desta terça-feira (8):

Como os dados são dinâmicos, estão sujeitos a alterações à medida que as investigações epidemiológicas avançam. (Fonte: Vigilância Epidemiológica – Secretaria Municipal de Saúde)

Acompanhe também a distribuição dos casos do novo coronavírus em Alagoinhas, por localidade: