Alagoinhas : Confira o cronograma da Caravana Itinerante de entrega de resultados da 1ª Feira de Saúde da Mulher


Voltada à retomada gradual das rotinas e procedimentos eletivos da Rede Municipal, a Secretaria de Saúde de Alagoinhas inicia, esta semana, uma Caravana Itinerante para entrega de resultados da 1ª Feira de Saúde da Mulher.

Para facilitar o acesso aos exames, evitar aglomerações, garantir o fluxo de avaliação dos resultados e assegurar o atendimento às necessidades de cada paciente – que teve as datas de entrega dos exames diretamente impactada, diante da pandemia do coronavírus – a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) estruturou pontos de entrega em bairros da zona urbana e da zona rural, conforme cronograma, e equipes atuarão 2 dias em cada área, das 8h às 12h, com médicos, enfermeiros e técnicos.

Mediante apresentação de documento, a paciente terá acesso aos exames realizados durante a Feira de Saúde, sejam eles laboratoriais, mamografia ou ultrassom. Ainda de acordo com a SESAU, as mulheres cujo exame realizado apontar qualquer alteração passarão imediatamente, no local, por avaliação médica. Essas pacientes também sairão do local com agendamento confirmado, em caso de necessidade de consulta com especialista ou de exames complementares, ou seja, não precisarão aguardar uma remarcação, nem procurar por agendamento via unidade, porque já sairão do local referenciadas.

O intuito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é evitar a burocratização ou delonga, garantindo atendimento e assistência em saúde a pacientes que já aguardaram – em função da pandemia – por tempo de espera. A SESAU informa também que vem trabalhando sistematicamente para assegurar respostas eficazes e acolhimento em saúde à população, e salienta que a prorrogação de prazos, assim como a suspensão temporária de alguns serviços ambulatoriais e eletivos – não exclusivamente em Alagoinhas, mas nos municípios de uma forma geral, alinhada às determinações de autoridades de saúde do país – fazem parte das medidas adotadas para evitar os riscos de contaminação e propagação da COVID-19, frente à emergência em saúde pública.

A SESAU – que anunciou a retomada gradual dos procedimentos eletivos, no início do mês, em decorrência do atual cenário epidemiológico, e informa o cronograma da caravana itinerante – reforça também que as medidas de higiene e prevenção serão intensificadas, nos pontos de entrega dos exames. Profissionais atuarão devidamente paramentados. O uso de máscara é obrigatório, e a orientação é para que as pessoas adotem as recomendações preconizadas.

A secretaria esclarece ainda que a intenção, com os pontos descentralizados de entrega de exames em bairros da zona urbana e da zona rural, é facilitar o acesso, e que não há impedimento, entretanto, caso uma moradora do bairro de Alagoinhas Velha, por exemplo, prefira buscar o seu exame não na localidade onde reside, mas em outra área e data específica, prevista no cronograma da SESAU. A escolha da data e do local de retirada do exame fica a cargo da paciente, conforme disponibilidade.

Confira o cronograma da Caravana Itinerante de entrega de resultados da 1ª Feira de Saúde da Mulher:

*ZONA URBANA*

– 14 e 15 de outubro: Alagoinhas Velha – Praça de Alagoinhas Velha;

– 16 e 17 de outubro: Jardim Petrolar – Centro Social Urbano;

– 19 e 20 de outubro: Santa Terezinha – Praça do CEU;

– 21 e 22 de outubro: Barreiro – Escola Municipal Tancredo Neves;

– 23 e 24 de outubro: Mangalô – Creche da Baixa da Candeia;

– 26 e 27 de outubro: Rua do Catu – Creche Ana Oliveira.

*ZONA RURAL*

– 10 de outubro: Riacho da Guia;

– 16 de outubro: Estevão;

– 20 de outubro: Boa União;

– 22 de outubro: Sauípe;

– 28 de outubro: Portões;

– 30 de outubro: Narandiba.